6 de outubro de 2017

JESUS E A SAMARITANA

Objetivo: Contra a discriminação; evangelismo; esperança; suprimento

Texto: João 4:4-43"14 - aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna".


Os Judeus e os Samaritanos estavam envolvidos em uma disputa secular de ódio, preconceito e discriminação. O povo judeu zelava pela pureza de sua raça e não aceitava nenhum tipo de relacionamento com os samaritanos que eram considerados uma raça impura, contaminada.Era comum, naquela época, as mulheres mais novas de uma casa, irem buscar água no poço para suprir as necessidades diárias. Geralmente, elas preferiam fazer isto no horário da manhã ou no fim da tarde quando o tempo estava mais fresco. Ao contrário delas, a mulher samaritana estava indo pegar água ao meio dia ("hora sexta" como diz a Bíblia em João 4:6), talvez por ser desprezada e discriminada por elas. Percebemos que aquela mulher tinha uma vida moralmente duvidosa. Era um mau exemplo naquela sociedade, era uma pecadora, já havia tido cinco maridos e o sexto era amigado.A Mulher Samaritana só não sabia que aquele quem falava com ela não discriminava a ninguém e nem fazia acepção de pessoas. E Jesus estava ali, oferecendo a água viva.Quando Jesus oferece a ela "água viva" ele falava do que é espiritual, entretanto a mulher samaritana ainda sem compreender, pensava na materialidade das palavras. "Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?" (João 4:11).Água viva que a samaritana conhecia era aquela que estava no mais profundo do poço; aproximadamente vinte e cinco metros de profundidade; que era retirada através de uma corda com um balde que vazio pesava em torno de vinte quilos. Era muito esforço e sofrimento para ter aquela água."Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna" (João 4:13-14).Disse-lhe a mulher: "Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la" (João 4:15). A samaritana pensa no material e na comodidade. Era cômodo não precisar mais voltar a retirar água do poço. Jesus completa então com a revelação da vida que a mulher samaritana levava. Queria mostrá-la que ele tinha a água para saciar a sede que ela possuía. Sede esta que a fez procurar saciar-se em vários relacionamentos fracassados. Era uma busca que nem ela mesma tinha consciência. De homem em homem, procurando aliviar essa sede. Esta busca terminou no dia em que encontrou com o mestre e pôde beber da verdadeira água viva.Quando a mulher samaritana disse: "Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando Ele vier, nos anunciará tudo" (João 4:25), Jesus lhe respondeu: "Eu o sou, Eu que falo contigo" (João 4:26). Sim, Jesus não escolheu homens religiosos, frios, "sepulcros caiados" para se revelar; mas escolheu uma simples mulher pecadora que tinha sede de conhecer o Messias.

TESTEMUNHO: A samaritana voltou à cidade com sua fonte interior cheia, completa, saciada, jorrando água viva. Não pode se conter anunciou a toda cidade de Samaria que havia encontrado o Messias. Eles foram imediatamente ter com Jesus e crendo também saciaram a sua sede de salvação.Agora, os Samaritanos não dependiam mais de templo, monte, ou lugar algum para adorar a Deus; pois, "os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4:23).Jesus que havia mudado o caminho por onde passaria fez um grande esforço andando muito, por amor de uma única alma. E através dessa alma desprezada e pecadora, ganhou uma cidade inteira.

Oração: "Meu Deus, obrigado por Teu plano perfeito para me dar a vida eterna. Obrigado por me salvar, enviando o Teu Filho unigênito para morrer por um pecador como eu. Obrigado Senhor; pelo privilégio de poder falar de Ti aos perdidos; privilégio este que até os Teus anjos gostariam de ter. Ajuda-me a preservar, em meu coração o amor pelas almas que estão perdidas por esse mundo. Que durante a minha vida, eu possa Te honrar, Te louvar com toda a minha alma. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário